Apartamento jovem e geek

Orçamento apertado e metragem reduzida não foram desculpas para deixar de lado o desejo de ter um lugar perfeito para reunir os amigos com personalidade e conforto

Por Redação | Fotos Divulgação | Adaptação web Tayla Carolina

Comprado ainda na planta, o imóvel de aproximadamente 49 m² foi projetado pelos arquitetos Rodrigo Kolton e Beto Monzon, da RK Arquitetura & Design, para ser o primeiro apartamento de uma jovem engenheira elétrica. “Por estar saindo da casa dos pais e ser o seu primeiro imóvel, o orçamento era reduzido.

Sua necessidade era que nosso escritório otimizasse os custos do projeto para atender às suas necessidades. O primeiro pedido foi o de uma cozinha funcional, pois tem como hobby cozinhar e receber amigos. O segundo pedido foi de um local para expor sua coleção de objetos do universo geek, contam os profissionais.

A marcenaria entrou como aliada para driblar a pequena metragem e tirar o máximo proveito de cada cantinho. “A utilização de marcenaria foi um ponto-chave para o sucesso deste projeto no quesito atender ao plano de necessidades. Utilização de móveis multiuso e layout racional são itens obrigatórios para projetos com pequenas metragens”, completam.

Amigos são bem-vindos!

Um dos pedidos da moradora era uma cozinha funcional para receber os amigos com estilo. “Pensando no custo de projeto, a opção por eletrodomésticos da linha branca e laminado melamínico branco para revestir os móveis em MDP.

Foram preservados os revestimentos de piso e parede entregues pela construtora, com exceção de 1,62 m² de revestimento de parede que fica acima da área destinada à pia e ao fogão que foi substituído pela linha Color Market da Portobello, nas cores Siberian e Industrial Garage, em assentamento a 45 grauss, detalham os arquitetos.

Unidade visual

Uma bancada contínua em granito preto São Gabriel unifica cozinha e área de serviço. Eletrodomésticos integrados à marcenaria trazem unidade visual. Os espaços juntos contam com 6,41 m² e mostram que com um bom projeto de marcenaria é possível tirar máximo proveito da metragem disponível.

Nova função

Com um pouco mais de 13 m², a varanda reserva espaço para a sala de jantar. “Como a varanda recebeu fechamento em vidro, o local foi escolhido para a mesa de refeições com quatro lugares. Em uma extremidade da varanda ficam os compressores do ar-condicionado isolados por marcenaria, e do outro lado um armário multiúso ocupa toda a parede. O mesmo tipo de laminado imitando madeira em toda a marcenaria traz unidade para o espaço.

 

Para ver mais fotos desse projeto, compre a revista Decorar Mais Por Menos – Ed. 87