Dicas espertas

Descubra tudo que você precisa saber ao planejar a cozinha

Por Maira Cardoso | Fotos Divulgação | Adaptação web Tayla Carolina

→ A arquiteta Patricia Pomerantzeff, do canal do YouTube Doma Arquitetura, é quem dá as dicas para acertar no projeto.

Qual é o revestimento indicado para o piso?

Um modelo prático sem dúvida é o melhor para o ambiente! Porcelanato retificado é uma ótima alternativa para não correr o risco de juntar sujeira naquele rejunte superlargo que os revestimentos boleados têm.

Qual é o melhor material para pia?

A resposta mais certeira seria o granito: resistente e barato. Mas existem tantas outras opções incríveis hoje em dia que a famosa pedra natural está perdendo espaço. O quartzo é um material que gosto e indico muito.

Na escolha de metais, o que costuma indicar?

Torneiras com pescoço alto e giratórias são muito funcionais numa cozinha. O acabamento escovado evita aqueles arranhões da limpeza.

E para as paredes, o que usar?

A praticidade aqui também é um fator importante, mas podemos ter um pouco mais de liberdade no plano vertical por oferecer menos risco de acidentes. Um revestimento prático que vista a cozinha com charme e alegria é o ideal para o cômodo.

Dicas de iluminação para o ambiente?

Uma boa sugestão para a cozinha são os embutidos em placas de LED em grandes formatos.São bastante práticos, evitam o acúmulo de sujeira nos spots, além de iluminar muito bem toda a área de trabalho e facilitar o manuseio de utensílios.

Qual a melhor posição para cooktop e forno embutido?

Se você tiver espaço prefira colocar o forno embutido ao lado do cooktop, não abaixo dele. Assim você não queimará suas pernas enquanto estiver mexendo a panela.

O uso do frontão nas bancadas é obrigatório?

Sim, se for área molhada. Agora se a bancada for uma área seca, pode instalar seu revestimento lindo direto sobre a bancada, sem frontão.

 

Revista Decorar Mais Por Menos – Ed. 85