Dicas para economizar água

Veja como evitar o desperdício e reduzir seus gastos

Por Tayla Carolina | Foto Pinterest


Diversas regiões do Brasil estão em estado de alerta para o nível dos reservatórios de água. Essa crise hídrica está ajudando na conscientização das pessoas a repensar as formas como elas utilizam a água.

Sabemos que a máquina de lavar é um dos eletrodomésticos que precisamos ter mais cuidados com os gastos de água e energia, mas isso não significa que você precisa abrir mão desse item. Confira dicas* simples que podem reduzir o desperdício e ajudar seu bolso também:

1. Planeje as lavagens e utilize a máquina cheia

As roupas não sujam de forma instantânea, ou seja, muitas peças podem ser utilizadas até três ou quatro vezes antes de ficarem sujas de verdade. Por isso é importante avaliar as condições de cada roupa e verificar se a peça realmente precisa ser lavada ou se pode esperar mais um pouco. Outro ponto importante é: ligar a máquina somente quando ela estiver cheia. Ao lavar poucas peças você gasta muita água e lava pouquíssima roupa, isso faz com o uso excessivo da máquina seja evitado.

2. Sempre que possível, utilize o modo de economia

As máquinas mais modernas possuem o modo econômico, pois o ciclo de lavagem utiliza apenas um enxágue. Nesta função, além de economizar energia, ela usa até 30% menos de água em comparação aos modelos mais antigos.

3. Lave roupas à mão

Apesar de não ser prático no dia a dia, lavar peças pequenas ou delicadas na mão é uma boa opção para evitar colocar poucas roupas na máquina ou estragar o tecido ao colocá-la com outros tipos de peças. Deixar as roupas de molho em um balde pode facilitar esse processo e essa água pode ser utilizada para lavar o quintal, por exemplo.

4. Verifique se a máquina realmente está economizando

Ao comprar uma máquina nova é importante ficar de olho nos selos de eficiência energética. Dica: a barra que apresenta as letras de A a G é referente ao consumo de energia, o de água se encontra na parte inferior desse mesmo selo.

 

*Quem deu as dicas foi a Aline Silva, Gerente de Marketing da Casa KM

 

Revista Decorar Mais Por Menos – Ed. 86