Drywall sem erro

Vantagens e desvantagens do material resistente e de fácil instalação que substitui a parede de alvenaria

Por Redação | Foto: Divulgação | Adaptação web: Tayla Carolina

O que é o drywall?

Drywall significa parede seca, ou seja, que não utiliza argamassa para construção, como em uma alvenaria com tijolos. Consiste em uma estrutura feita de perfis de aço galvanizado e fechada com placas de gesso acartonado. O sistema é adotado em interiores, para divisão de ambientes, e não pode ser usado em áreas externas, nesse caso usam-se placas cimentícias.

Pode usar em áreas úmidas?

O drywall pode sim ser usado em áreas úmidas, como banheiro, desde que seja a chapa verde, própria para ambientes molhados, e se faça uma boa impermeabilização, com compostos elastoméricos que trabalhem da mesma forma que o gesso.

Aguenta móveis e eletros?

A chapa aguenta até 10 kg pendurados diretamente nela. Já os perfis (parte de sustentação) seguram até 18 kg. Para qualquer peso acima desses, deverá ser feito reforço. É possível instalar prateleiras, móveis e TVs, mas é preciso atentar ao peso que esses objetos vão receber após a fixação. Faça um cálculo e, se necessário, consulte o fabricante para maiores esclarecimentos.

Como preparar para pintura?

O primeiro passo é checar se não existem imperfeições, juntas entre as chapas, e os parafusos precisam receber tratamento com massa e fita niveladora. Se a opção é ter um acabamento de primeiríssima qualidade, deve-se emassar e lixar todo o drywall, para que se tenha uma superfície uniforme.

Mais dicas:

• O drywall pode receber qualquer tipo de revestimento;
• O mercado conta com tintas específicas para drywall, que não necessitam de fundo, gerando economia na obra. Lembre-se: tintas laváveis mantêm a superfície bonita por mais tempo;
• Isolantes térmico ou acústico podem ser inseridos no miolo da parede;
• Busque profissionais gabaritados para não ter surpresas desagradáveis;
• É possível instalar portas e sancas nesse tipo de superfície;
• Por ter apenas 9 cm de espessura acabada, o drywall é uma saída para economizar espaço, em relação à alvenaria, que ocupa de 15 a 25 centímetros.

 

Texto adaptado da revista Decorar Mais Por Menos – Ed. 84

 

» O arquiteto Felipe Rassini, do escritório Rassini Arquitetura, é quem tira as dúvidas sobre o assunto