Escritório em casa

A moradora estava em dúvida sobre montar o escritório na área social. Veja as opções!

Por Maira Cardoso | Projeto Susana Dominici e Anny Kelly | Adaptação web Tayla Carolina

O problema

“Minha sala é integrada com sala de jantar e cozinha, trabalho em casa e ainda não sei se adapto o escritório na sala de jantar ou no quarto. Além disso, gostaria de saber como ficaria com uma mesa redonda, caberiam mais pessoas?” Julia Morais – via e-mail

Solução 1

Estilo clássico

Nesta solução as arquitetas colocaram em prática ideias que deixam o visual aconchegante combinando com o estilo clássico. A opção foi utilizar móveis prontos para ganhar tempo e ter economia. “Buscamos aliar funcionalidade e beleza com uso de uma paleta em tons pastel.

Existia um balcão muito extenso na sala, decidimos então construir um metro de parede em alvenaria ou gesso, possibilitando uma melhor setorização entre cozinha e sala de jantar, deixando-as mais reservadas”, explicam.

Mobiliário certeiro

“A mesa de jantar definiu bem o layout, o modelo redondo garante melhor aproveitamento do espaço sem prejudicar a circulação.” Para harmonizar com a atmosfera clássica, elas escolheram um papel de parede com tema arabesco e cadeiras com acabamento estofado bege. No balcão entre cozinha e sala de jantar, optaram por MDF amadeirado e fita de LED. O bufê de madeira com portas espelhadas é um espaço de apoio para guardar utensílios do dia a dia.

Detalhes

As arandelas trazem sensação de aconchego por conta da iluminação quente, e os espelhos laterais dão a impressão de amplitude. Os últimos toques ficam por conta dos quadros decorativos, uma iluminação pontual, molduras boiserie e objetos simples que pontuam o estilo escolhido para esta proposta.

Solução 2

Moderninho

“Neste projeto procuramos trazer um ambiente mais alegre e despojado. Como o home office tem se tornado uma tendência contemporânea, optamos por deixar todo o ambiente no mesmo estilo”, explicam as arquitetas. Aqui, também utilizaram o recurso visto na primeira solução para diminuir o balcão, o que garantiu mais privacidade para o jantar e o home office.

Repare que o teto recebeu um detalhe decorativo no mesmo padrão do piso, onde foram instalados alguns pendentes para melhorar a visibilidade do balcão.

Os acabamentos escolhidos a dedo

Para o piso, as profissionais escolheram um modelo de cimento queimado, enquanto a meia-parede recebeu o revestimento geométrico reforçando o clima moderno do espaço. As demais paredes foram pintadas em tons que combinam com o azul-esverdeado do revestimento.

“O tom amadeirado faz um contraste harmonioso com os azuis e verdes das paredes. Decidimos colocá-lo no balcão da cozinha, nas prateleiras e em alguns objetos, assim como no painel de cortiça do office”, completam.

Jantar e office

A mesa de jantar, escrivaninha e cadeiras seguiram uma paleta neutra, para não pesar junto à base colorida. A mesa redonda dá a impressão de que o espaço é maior, ela ocupa menos área e evita os cantos retos. O modelo com tampo de vidro confere leveza e não cria barreiras visuais.

O espelho acima da meia-parede traz amplitude, e a iluminação sobre o office ficou embutida no rasgo no gesso, oferecendo uma luz menos pontual. Perto da porta de entrada, armário e prateleira no mesmo tom do balcão e espelho pelicano compõem o ambiente.

 

Revista Decorar Mais Por Menos – Ed. 84