Mobiliário versátil

Bem planejados, os móveis podem esconder diferentes funções que ajudam a otimizar ambientes pequenos!

Da redação Decorar Mais Por Menos – Ed. 83 | Adaptação web: Tayla Carolina

O segredo para driblar a pouca metragem é saber aproveitar cada centímetro usando os móveis como aliados. É por isso que as versões dobráveis ou retráteis conquistam cada vez mais lugar nas lojas de mobiliário.

Esses modelos “escondem” em sua estrutura novas funcionalidades ou até mesmo espaço extra para receber as visitas, que só aparece depois de abertos, poupando bons centímetros no layout do projeto.

A dica principal para acertar na escolha desse tipo de móvel é levar em conta o maior tamanho que a peça pode atingir. Dessa maneira, você consegue calcular o espaço que ela vai ocupar e se isso vai atrapalhar a circulação.

 

Escritório camuflado

Criar um escritório neste quarto só foi possível por conta do nicho com abertura frontal e uma função fora do comum. Quando fechada a peça ocupa 40 x 98 x 27,2 cm e a parte de cima serve de apoio, substituindo o criado-mudo.

A porta do móvel teve a estrutura e dobradiças reforçadas para funcionar como suporte para os livros e o laptop quando aberta, enquanto o espaço interno conta com separações que ajudam na organização.

 

Acomode os amigos!

A bancada de madeira teca foi feita sob medida para envolver a ilha da cozinha americana e acomodar quatro pessoas. Como é retrátil, pode “crescer” para abrigar mais gente – discreto, o tampo adicional fica acoplado dentro da peça.

Estrutura reversível

Este ambiente pertence a um apartamento com apenas 22 m2. Uma das saídas para otimizar o espaço foi lançar mão de uma estrutura retrátil na sala de jantar. O tampo da mesa pode ser recolhido para a área interna do armário, deixando o corredor livre para a circulação.

 

Modelo mais confortável

Na sala de estar um sofá com muita profundidade acaba se tornando desconfortável para as visitas, pois fica difícil apoiar as costas sem tirar os pés do chão. Já quando usado para ver TV, se o assento não conta com espaço extra para
esticar as pernas, também causa desconforto. A solução para ambientes com as duas funções é simples: um sofá retrátil. O modelo atende às duas necessidades de maneira eficiente!