Pia sempre limpa

Para cada tipo de superfície, um tipo de limpeza diferente. Veja mais sobre a necessidade de cada material

Por Redação | Adaptação web Tayla Carolina

Materiais sintéticos

Compostos de pedras naturais e acrílico, materiais como Silestone e o Corian resistem bem a manchas e são tratados com antibactericida – o que os torna mais higiênicos. Para limpar, utilize apenas água morna e sabão. Evite limpavidros, pois deixam a aparência opaca.

Prós e contras

Os sintéticos também duram mais à ação de ácidos como o vinagre e o limão, mas mancham com calcário de água (marcas de copo). Para limpá-los, utilize um produto anticalcário por um minuto e depois enxágue.

Cuidados e limpeza

Materiais sintéticos possuem superfície com brilho natural. Por isso, é indicado limpar com produtos que tenham pH maior que 10, pois podem manchar. Também devem ser mantidos longe de fontes de calor, como panelas quentes, para não amarelarem. Para retirar respingos de gordura difíceis, os fabricantes desses materiais recomendam o uso de Q-Action, um produto importado.

Metal de cara nova

Na cozinha, o aço inox é uma boa pedida, pois não absorve sujeira ou odores. Porém, risca com facilidade. Para manter o brilho do metal, nem pense em usar escovas, esponjas abrasivas ou produtos à base de ácidos e soda cáustica. Utilize somente água morna e detergente. Depois, enxágue e seque imediatamente com pano, para evitar manchas superficiais.

 

Para ver o restante das dicas, compre a revista Decorar Mais Por Menos – Ed. 84